domingo, 3 de junho de 2012

Jornada Jovem: preparação para acolhida da Cruz da JMJ

Bom dia amados irmãos em Cristo!

É do conhecimento de todos, que ano que vem de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - esta que será a maior de todas as Jornadas, somos a maior nação católica do mundo. Porém, não é de números que vive uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pois ela não é um CENSO, muito menos uma pesquisa de popularidade do PAPA, etc. A JMJ é um acontecimento único e profético na vida das pessoas. Momento de encontro de todas as raças, tribos, onde as centenas de “línguas” se unificam em uma só: A LINGUAGEM DO AMOR. A JMJ é um kairós de esperança. Quantas curas, milagres, prodígios alcançados graças às mensagens deixadas pelas JMJ's.
Do que vive então a JMJ?
A JMJ vive de amor. Vive de esperança. Vive de CRUZ.
A JMJ vem nos reforçar de que como disse Sta. Rosa de Lima "Além da cruz, não há outra escada para o céu". A JMJ vem nos mostrar o caminho da salvação, o caminho da redenção, é preciso relembrar as palavras do Papa JPII quando nos entregou a Cruz em 1983 "Anunciem que somente pela cruz de Cristo morto e ressuscitado se encontra a salvação e redenção". As pessoas precisam de salvação. Eu preciso de salvação, você também. E a JMJ vem nos dizer isso "Está aqui o único caminho para a salvação - a CRUZ". A cruz é o maior sinal de amor que existe, foi sofrido, é sofrido, mas vale a pena. O amor é sacrifício, mas é um sacrifício que vale a pena. Porém, precisamos preparar o nosso povo. Não somente os jovens de estado de vida, mas, a todos os jovens de espírito, a toda a comunidade. Esta "preparação" para a acolhida da cruz e do ícone, tem recebido o nome de "Jornada Jovem", o primeiro foi dia 06/05, o segundo será dia 03/06 e o terceiro dia 01/07/2012 - todos na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, sempre as 15h00.

Qual o objetivo principal desta "Jornada Jovem"?

São vários os objetivos. O primeiro deles é ajudar a gerar a consciência da Jornada.
Dentro desta consciência, o segundo o objetivo é mostrar que embora seja a jornada da juventude, não é
exclusivamente da juventude. É a Igreja toda vivendo a Jornada. Em terceiro, que se compreenda que a Jornada não se restringe aos atos centrais, às grandes celebrações. A Jornada tem muitas outras coisas, entre as quais, a realização das catequeses, que é um dos pontos centrais da Jornada. O quarto ponto é ajudar, na prática, a entender o que é uma catequese e o que acontece na vida daquele local, na vida daquela Igreja. Ajudar a sentir a estrutura física e se a comunidade está pronta para fazer o acolhimento. Por isso é muito importante que todo mundo se envolva, que não haja outros compromissos. Foi pedido desde o ano passado, no espírito de Igreja, que não se marque outro compromisso nesse dia, porque os compromissos diocesanos são mais importantes, e dentro dos compromissos diocesanos, a Jornada é um compromisso com toda a Igreja. Vamos produzir subsídios para o evento e entregar aos coordenadores gerais e de voluntariado, de preparação pastoral e de hospedagem, e fazer com esses coordenadores um treinamento para realizar a Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário