Curiosidades

A tecnologia as vezes inova tanto, avança tão rápido que as vezes não dá tempo de aprender e conhecer direito a respeito.
Acredito que você inúmeras vezes já ouviu falar em banco de dados daqui, banco de dados dali, mas se você e o banco de dados, nunca foram apresentados, te apresento hoje, o verdadeiro banco de dados! Não precisa me agradecer!




Quando e Porquê surgiu o "Dia das Mães"

Festividades relativas às mães e à maternidade já existem desde a Antigüidade, em que gregos e romanos realizavam festivais em homenagem a deusas. Na Inglaterra e na Irlanda, no século XVI, havia o Domingo das Mães, em que os filhos deveriam visitar anualmente a igreja de suas mães, ocasionando a reunião de parte da família. Historiadores acreditam que trabalhadores, aprendizes e servos eram liberados pelos seus senhores para visitar suas famílias. A data também servia para render homenagens a Maria, mãe de Jesus.

O Dia das Mães moderno, comemorado por todos nós teve início nos Estados Unidos. A jovem Ann Jarvis estava em depressão porque havia perdido sua mãe e ela, junto com suas amigas, organizou uma festa em homenagem a todas as mães, vivas ou mortas. A festa ajudou a amenizar o sofrimento e Ann saiu em campanha pelo país, pedindo a instituição do Dia Nacional das Mães. A idéia foi tão boa que em pouco tempo se alastrou e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson proclamou o Dia das Mães como feriado nacional, sendo comemorado no segundo domingo de maio.
A data se espalhou pelo mundo e hoje é comemorada nos mais diversos cantos do planeta, embora aconteça em dias diferentes, distribuindo-se pelo calendário de fevereiro até novembro. No Brasil, Getúlio Vargas decretou, em 1932, que o Dia das Mães fosse comemorado também no segundo domingo de maio.
Veja abaixo as datas em que é comemorado o Dia das Mães em diversos países do mundo, segundo o site Wikipédia:

Datas Fixas:

3/3: Geórgia;
8/3: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia;
21/3: Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos;
7/4: Armênia;
10/5: Suécia, México, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura;
26/5: Polônia;
27/5: Bolívia, República Dominicana;
12/8: Tailândia (aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15/8: Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria);
8/12: Panamá.

Dias variáveis no mês:

Fevereiro (segundo domingo): Noruega;
Maio (primeiro domingo): Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha, Suécia;
 Maio (segundo domingo): Austrália, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela;
Maio (último domingo): França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de junho);
Outubro (início do mês): Índia;
Outubro (terceiro domingo): Argentina.

Dias variáveis no ano
Primeiro dia da primavera: Palestina, Líbano;
Duas semanas antes do Natal: Iugoslávia.
Fonte: Mundo Jovem



Não se iluda!






















Como surgiu a oração do Santo Rosário

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
Fonte: ACI


O que quer dizer Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.
Fonte: ACI



Beatificação de João Paulo II

Neste Domingo da Misericórdia, às 5h (em Roma - 00h no horário de Brasília), uma vela acesa foi colocada em recordação a Karol Wojtyla junto à janela na qual o Papa aparece para a oração mariana do domingo. A data escolhida para a festa litúrgica de João Paulo II - 22 de outubro - faz referência ao dia da primeira Missa de seu Pontificado.

Nos últimos mil anos, nenhum Papa havia proclamado seu predecessor como beato. O Papa Bento XVI usou uma casula e uma mitra que pertenciam ao Papa Wojtyla. Da mesma forma, o cálice utilizado durante a Missa foi aquele usado por João Paulo II nos últimos anos de seu Pontificado.
Fonte: Cancao Nova