segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Posso ouvir músicas “mundanas”?


Então, Posso ouvir músicas “mundanas” sendo eu Católico? Vamos entender. 
Somos jovens, gostamos de música, mas não somos obrigados a escutar qualquer coisa só porque está na “moda”. A música tem poder de criar "tribos", de fazer com que mudemos o estilo de cabelo, que usemos roupas nada convencionais, até mesmo de estimular o uso de drogas, entre outros. Por outro lado, também tem o poder de incentivar e aumentar a fé. 
Se ouço o dia todo, músicas que me levam ao pecado, nem que seja em frases escondidas, fatalmente eu cairei naquele pecado mais cedo ou mais tarde. 
O que ouço passa a ser influência sobre o que faço, a música influencia a alma! Nós nos tornamos naquilo que "colocamos" para dentro de nós. O que escutamos está diretamente ligado àquilo que buscamos. 
Por isso, não tem como viver uma vida santa, e continuar a ouvir uma música incoerente com o que acreditamos. O que você escuta, não pode ir contra o que você acredita, o que você busca. 
Se você luta pela castidade, como vai sair cantando por ai: “ai se eu te pego!”? 
Precisamos nos perguntar, “Afinal de contas, o que estou buscando com essas músicas? O que estou tentando preencher em mim?”
É claro que é bem difícil se livrar dessas tais músicas, Mas... “Quem não é digno de abandonar sua família não é digno de Cristo” assim podemos dizer também com a música.
Enfim, ao deixarmos de ouvir músicas mundanas renderemos bons frutos na fé! Comecemo-nos nos esforçando e aos poucos essas músicas "sairá" de nossas vidas!
“Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida?  Ou o que dará um homem em troca de sua vida?...” (Mateus 16,24-26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário