quinta-feira, 31 de março de 2011

Cristão e o 1º de Abril

Existem inúmeras explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro.
Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril". (wikipédia)

O "Dia da Mentira" é um artifício do inimigo que se utiliza de coisas consideradas banais para “atocaiar” os mais despercebidos.
Sendo referida como um ato folclórico e cultural, este tipo de comemoração deve ser evitada pelos cristãos, pois pode incitar nossas mentes a acreditar em superstições inerentes á este dia como também sujeitar nossas próprias vidas á maldições relacionadas á estas culturas antibíblicas.
Podemos encontrar diversos versículos bíblicos que nos advertem acerca da mentira e o que ela significa pra Deus. ( Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?- Salmos 4:2 )

Muitas pessoas assumem este papel de relatividade e se aderem á este estilo de vida e acabam se encontrando num labirinto existencial sem limites e sem opções, (Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada... -Timótio - 4:2.), pois a opção foi dada antes!
Pessoas que perderam, ou estão perdendo totalmente, seus valores cristãos, ( Alonga de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário; Provérbios - 30:8)
Podemos perceber que este naturalismo está infiltrado nos lares, nas igrejas e no próprio comportamento dos indivíduos.

Constatamos o nivelamento dos jovens cristãos de hoje com o comportamento mundano. Já não há mais diferença ( Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. -Romanos - 1:25)

O dia da Mentira está chegando e muita gente já tem na ponta da língua a mentirinha para pregar uma peça em alguém. Mas antes de se divertir, é bom colocar um lembretinho no bolso e ter cautela com o que se poder atrair para a sua vida. ( Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem. -Salmos - 59:12 )

A escolha é sua. De um lado O Pai Verdadeiro e Fiel e do outro lado O pai da mentira, destruidor e enganador. ( Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e é o pai da mentira . - João - 8:44)

Nós como cristãos, precisamos ter coragem de nos permitir uma avaliação séria, acerca destas coisas que parecem ser inofensivas, mas que se não pararmos, fazermos uma reflexão e não mudarmos nosso comportamento, passam a ser nosso estilo de vida, começam com "mentirinhas para descontrair", mas e amanhã?
Jesus é a Verdade, Testemunhemos Jesus com nossas vidas. Ao Senhor toda a glória, todo louvor, para Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário