quarta-feira, 16 de março de 2011

Herança deixada por João Paulo II

São muitas as heranças deixadas pelo amado papa João Paulo II. Destaco hoje a Jornada Mundial da Juventude, onde em menos de 150 dias, estará acontecendo a XXVI edição, na cidade de Madri, capital da Espanha.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens.Oficialmente a JMJ foi celebrada pela primeira vez, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de então,  a cada dois ou três anos, organiza-se a JMJ em algum determinado lugar do mundo.

Foi na JMJ de 1987, em Buenos Aires o Papa disse a 1 milhão de pessoas que participavam da Jornada, uma de suas frases mais conhecidas:  "Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa,Vóis sois a esperança da Igreja."
A maior JMJ de todos os tempos aconteceu em 1995, em Manila  nas Filipinas, onde 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a "relação com o próximo."
Na última JMJ do Peregrino João Paulo II, em 2002 que aconteceu em Toronto no Canadá, uns dos pontos mais importantes daquela Jornada, quando o Papa lembrou a todos que o espírito é algo que não pode ser sufocado: " Vóis sois jovens e o papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. Juventude de espírito, juventude de espírito! Embora eu tenha vivivo no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive motivos suficientes para me convencer de maneira inabalável de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração do jovens". Está aqui, uma profecia que eu tomei posse para a minha vida, e peço humildemente que você tome para a sua vida. Jovem! Nenhuma dor é maior do que Deus, que é amor, esperança, paz...
Em 2005, a primeira JMJ sem o Papa João Paulo II, e a primeira do Papa Bento XVI, aconteceu em Colônia na Alemanha (país natal do Cardeal Joseph Ratzinger, o Santo Papa Bento XVI), o tema "Vinde Adoremos" um convite de ordem à juventude, para adorar somente a Deus, o nosso Senhor!

A última Jornada Mundial aconteceu em Sydney na Austrália no ano de 2008 e desde então caminhamos sob a palavra de ordem da Jornada, cujo tema foi "Ides receber a força, a do Espírito Santo, que decerá sobre vós e sereis minhas testemunhas".

Animemo-nos, todos! A Jornada Mundial da Juventude 2011, está chegando, junto com ela, muitos sonhos que se tornarão realidades, muitas alegrias que serão renovadas, muitas orações de agradecimento por graças alcançadas, muitos louvores para o nosso Deus, que é trino, que infinito é de bondade, amor, misericórdia, paz...
Bom fim de semana a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário