quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bullying: um ato covarde

Por Bruno Castro

Você provavelmente já ouvir falar em bullying. O termo “Bully”, em inglês, quer dizer “brigão”, segundo o dicionário Michaelis. No Brasil, o bullying é conhecido também por assedio, ameaça ou intimidação. É um ato covarde de violência física ou psicológica praticado em escolas e universidades do mundo todo contra alunos mais tímidos e menos sociáveis. Geralmente um grupo de força maior passa a infernizar a vida de uma outra pessoa, aparentemente indefesa.
O bullying é uma pratica silenciosa aos olhos de pessoas responsáveis como professores e diretores dos institutos de ensino, pois o medo e as ameaças fazem a vítima se calar e deixar de denunciar os abusos.
Esta prática acontece com mais freqüência do que imaginamos. Nos últimos anos podemos lembrar casos que causaram repercussão sobre o bullying: No Brasil, em maio de 2010, uma garota de 15 anos foi indenizada por sofrer abusos de colegas de uma escola de classe média alta de Belo Horizonte. No mundo, o famoso caso do “massacre de Columbine”, no dia 20 de abril de 1999, nos EUA, Colorado. Neste caso, dois jovens entraram na universidade e mataram 12 estudantes e um professor, e depois se suicidaram.

É preciso ter consciência do que o bullying é capaz de causar na vida de um ser humano. Os institutos de ensino devem ser lugares onde se promovem a paz e a educação, não podendo se tornar palco de tragédias que poderiam ser evitadas se houvesse mais respeito entre os jovens.
Não temos o direito de causar um desgosto de viver a vida em uma outra pessoa, que foi privada de sua auto-estima devido a brincadeiras de mau gosto e sem limites.
O bullying é um ato de covardia praticado por motivos fúteis que deve ser combatido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário