segunda-feira, 23 de maio de 2011

Música ruim não sai da cabeça: A fórmula do sucesso

Longe de mim falar mal de qualquer tipo de música, só escrevo esse artigo porque é realmente interessante pensar melhor naquilo que nós ouvimos.
Dia desses estava andando por aí quando de repente escutei uma música que não saia da minha cabeça e eu não conseguia mais parar de canta-lá. Aquilo era torturante e eu resolvi descobrir o que estava havendo.

A tal música era Garota Radical da Banda Cine e a parte que eu não esquecia era o começo que é assim: Whô ô ôw. Whô ô ô ô ôw Whô ô ôaaaa...
Foi então que matei a charada! Grande parte das músicas de sucesso hoje não se preocupam mais em ter uma letra bonita, filosófica ou crítica, mas se preocupam com os elementos que vão faze-lá fazer sucesso.Mais do que nunca agora no Brasil caberia aquela música "Que país é esse?".

Vejam, o modo mais comum é usar letras com partes que, geralmente, não tem tradução como ôh, ôw, ôah (pop), lê , lâ, laiâ (pagode), ai, ui (funk) e etc. Essa é a estratégia que mais faz sucesso hoje. Isso misturado com uma boa dose de repetição resulta em sucessos gigantescos, planetários.

Outro fator que merece atenção é a letra da música, porque além de músicas em português com apologias diretas e de duplo sentido, ainda há as músicas em inglês recheadas de apologia e que te fazem dizer muitas vezes, frases impublicáveis. Vou dar dois exemplos aqui. Tem músicas que falam "que beijou uma garota" (o que para uma mulher cantando é realmente impróprio) ou "dizer que está apaixonado por um gay"
Sim. Eu quis citar, respectivamente, músicas de Katy Perry e de Lady Gaga, além de muitas outras abobrinhas que você com certeza não cantaria se soubesse.

#ficaadica: Porque não esquecer um pouco essas músicas "do mundo" e escutar um tanto de músicas católicas? Garanto que é muito melhor cantar se divertindo e ao mesmo tempo louvando à Deus.
Outra dica, é fazermos um curso de inglês, ou de qualquer lingua estrangeira. Propus o curso de inglês, pelo fato de ter em nosso país uma cultura de ouvirmos e cantarmos músicas de lingua inglesa, sem saber a tradução. Sem falar que o conhecimento, é algo fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário