Na mesma janela que em 1978, foi apresentado ao mundo como PAPA, neste domingo, a foto oficial - tirada em 1995 - é exposta após ter sido proclamado Beato João Paulo II, |
Neste domingo, 1º de maio de 2011 - dia da Beatificação de João Paulo II, Bento XVI recordou que, embora a tristeza pela perda de João Paulo II fosse profunda no dia de sua morte, a sensação de que uma graça especial envolvia o mundo todo era ainda maior. "Já naquele dia sentíamos pairar o perfume da sua santidade, tendo o Povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua Causa de Beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia esperado chegou! Chegou depressa, porque assim aprouve ao Senhor: João Paulo II é Beato! João Paulo II é Beato pela sua forte e generosa fé apostólica", exclamou.
O Santo Padre ressaltou que a bem-aventurança eterna de João Paulo II é a da fé, dom que recebeu do Pai para edificar a Igreja. Nessa perspectiva, também a Mãe do Redentor revela-se como ponto fundamental da vida e espiritualidade do Papa polonês. "Hoje diante dos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo II. Hoje, o seu nome junta-se à série dos Santos e Beatos que ele mesmo proclamou durante os seus quase 27 anos de pontificado, lembrando com vigor a vocação universal à medida alta da vida cristã, à santidade", explicou.
As palavras memoráveis pronunciadas por João Paulo II na sua primeira Missa solene, na Praça de São Pedro - "Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!" - foram vividas por ele em primeira pessoa. "Aquilo que o Papa recém-eleito pedia a todos, começou, ele mesmo, a fazê-lo: abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo, com a força de um gigante – força que lhe vinha de Deus –, uma tendência que parecia irreversível. Com o seu testemunho de fé, de amor e de coragem apostólica, acompanhado por uma grande sensibilidade humana, este filho exemplar da Nação Polaca ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de se dizerem cristãos, de pertencerem à Igreja, de falarem do Evangelho. Numa palavra, ajudou-nos a não ter medo da verdade, porque a verdade é garantia de liberdade. Sintetizando ainda mais: deu-nos novamente a força de crer em Cristo, porque Cristo é o Redentor do homem", salientou Bento XVI.
Retrato de João Paulo II é exposto na fachada da basílica de São Pedro, no Vaticano, durante cermônia de beatificação |
Intensifiquemos nossas súplicas, pedindo a intercessão de João Paulo II, este homem que aqui na terra nos aproximaram, nos apresentaram Jesus, e que agora intercede por nós junto D'ele!
Papa do Jovens, Papa do amor, João de Deus - são muitos os "nomes" atribuídos à JP II, mas para nós, jovens SENTINELAS DA MANHÃ, João Paulo II, é e sempre será o PEREGRINO DO AMOR!
Muito Obrigado João Paulo II, pela sua dedicação, disposição, zelo, coragem e sobretudo amor, pela Igreja, pelo planeta, e principalmente pelo JOVENS!
Beato João Paulo II - Rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário