sábado, 2 de abril de 2011

Há Seis anos, o mundo perdia o "Peregrino do Amor"

O Venerável Papa João Paulo II , nascido Karol Józef Wojtyła , foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de outubro de 1978 até a sua morte em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI, será beatificado em 1º de maio de 2011.
João Paulo II teve o terceiro maior pontificado documentado da história; Pontificado menor apenas que os dos papas São Pedro cujo pontificado durou trinta e quatro anos, e Papa Pio IX pontífice por trinta e um anos. Foi o único Papa eslavo e polonês até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Papa Adriano VI em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. É amplamente difundido que ele Sua Santidade fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o Judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, e a Comunhão Anglicana.
Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi muito elogiado.
Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar os segiuntes idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polonês, sua língua nativa. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.
Nenhum outro papa na história teve uma relação profunda com os jovens como o papa João Paulo II, ele nos desafiava, respeitava, confiava e acima de tudo amava e adimirava.
Disse uma vez que os jovens era a sua esperança. Seu carisma, sua força, coragem e docilidade embriagou a humanidade, um grande homem que nos ensinou a viver como o maior de todos os homens viveu, este foi e sempre será, nosso eterno papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário