quarta-feira, 6 de abril de 2011

Você é Perseverante?

São tantas dificuldades no dia-a-dia, de algo que ouvimos que as vezes nos faz ficar "pra baixo", algo que nos deixa tristes, chateados, etc, à estas dificuldades todo filho amado de Deus está sujeito, mas o segredo está aí: você tem difuldade ou a dificuldade é que tem você?
Se cruzarmos os braços diantes das dificuldades - Jovem!, Filho amado do Deus Altíssimos, eu não tenho o menor receio de lhe dizer que "a dificuldade terá você". Você será a espécie de "mascote", "garoto propaganda" da tristeza, do desânimo e por aí em diante.
Sobre isso, quero partilhar com você uma experiência a que fui submetido essa semana.
Fui abordado por um filho amado de Deus, jovem como eu, e ele jorrou palavras, cheias de rancor que confesso a você, me deixou um pouco "pra baixo". Sabe quando você ouve algo que nada irá construir, que pelo contrário só irá destruir, ainda mais de alguém que você espera que jamais ouviria? Pois é, foi exatamente isso que me aconteceu. E acredito que algo deste tipo já deve ter acontecido com você, se não aconteceu, louvado seja Deus, mas, infelizmente como já disse anteriormente, todos nós estamos sujeitos a estas "dificuldades".
E não se sinta "fraco" por ter dificuldades, mas é preciso levantar a cabeça, e saber que nosso Deus é maior que todas as dificuldades juntas.
E após ouvir aquelas palavras, coloquei todas nos braços do Pai e pedi a ele a força do alto, a força do Espírito Santo de Deus. E enquanto eu rezava, uma pergunta veio forte em meu coração: Você é Perseverante?
Perseverar é a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Para a Teologia católica, a perseverança é uma virtude conexa com a da fortaleza; fortifica a vontade contra o temor de males iminentes e as dificuldades que provêm de um longo exercício da virtude.
Resumindo, Perseverar é ser firme, apesar das dificuldades, dos incômodos. Fácil eu e você, sabemos que não é, mas quando se tem a nosso favor o Deus criador, o filho Redentor e o Espírito Santo que nos fortalece, não se pode cruzar os braços, em outras palavras, não se pode acovardar diante das dificuldades, diante dos problemas. Os problemas ou nós o controlamos ou eles nos controlam.
A Perseverança é diária, é um compromisso que reforçamos dia após dia. É a pergunta que o Senhor faz a todos nós - Você é perseverante? Prove!
Coloquemo-nos à disposição do Senhor, quando ouvirmos algo que nada construirá, coloquemos tudo nos braços do Pai, em vez de virar as costas ao nosso irmão que nos magoou, vamos amá-lo, ele precisa de um abraço, de amor, precisa de filhos amados de Deus que o ajude a fazer algo que "construa", algo que seja para o bem do próximo.
O caminho se faz caminhando, com Perseverança, Fraternidade, Amor e Paz! Que possamos levar alegria, onde existe tristeza, levar amor onde houver ódio e perdoar a quem nos ofender. Amemo-nos uns aos outros, como nos pediu Jesus Cristo nosso irmão, Senhor e Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário