quarta-feira, 22 de junho de 2011

Convocação de JP II

Para refletir um pouco sobre este convite do nosso amado e eterno Papa João Paulo II, a respeito dos Jovens que "são chamados a serem as Sentinelas da Manhã".
Vou iniciar com uma fala do próprio Papa no discurso aos Jovens em Tor Vergata na JMJ no ano de 2000 que diz assim: "Queridos Jovens, se hoje estamos aqui, é porque nos reconhecemos na afirmação do Apóstolo Pedro que diz: "Senhor pra quem iremos? Somente tu tens palavras de Vida eterna"(Jo 6,67). Esta fala do Papa é para todos nós Jovens que estamos vivendo este tempo, tempo onde somos chamados a viver o Evangelho e a partir desta vivência ser um agente de Cristo, ou seja, levar aos outros a boa nova: Jesus Morreu, mas Ressuscitou.

Ser um Jovem Sentinela da Manhã é olhar para o Cristo como o centro de toda nossa existência reconhecendo, como o caminho, a verdade e a vida. O Jovem Sentinela não é um "super herói" como nas histórias em quadrinhos, ou como o "homem-aranha" que salva todos do perigo. O jovem Sentinela é aquele que pisa os pés no chão, que firma a sua vida em Jesus Cristo e busca olhar para frente, mesmo que os dias são "escuros", mesmo que muitas "sirenes" são tocadas para tirar sua atenção do objetivo principal, da sua existência, da sua missão. O Jovem "Sentinela da Manhã" é reconhecido pelo seu comportamento em todos os locais onde está, seja onde for ele testemunha o Cristo que está dentro dele, suas atitudes são atitudes de uma pessoa humana que ama e que necessita ser amado, pois o amor vence o ódio. Repito, não é "super homem", mas sim um ser humano, que supera obstáculos, vence dificuldades e não foge da cruz, porque sabe que a vitória está em Cristo Jesus.

Para concluir, quero refletir um pouco sobre o "Sentinela" como um soldado armado, que se coloca próximo de um posto para guardá-lo, para vigiar quem vem e vai, para vigiar contra o inimigo, mas também, esperar a salvação que vem em socorro daqueles que estão reunidos em um local, esperando o reforço, que irá salvá-los do inimigo, que está sempre por perto, “como um leão rugindo, dá voltas buscando a quem devorar.”(1Pd 5, 8b)
Este posto é nossa Fé em Jesus Cristo, nossa Igreja, nossa vida, e porque não, nosso movimento. Vigiar contra o Inimigo que muitas vezes vem disfarçado de coisas boas, atrativas, mais que no fundo é uma cilada do inimigo de Deus, que também se revela nos homens, enfim, nossa missão como "Sentinelas da Manhã" é lutar para revelar em nós o rosto de Jesus Cristo, Imagem e semelhança de Deus, nosso único caminho para satisfazer as aspirações mais profundas do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário