segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nem pela força, nem pela violência, mas pelo Amor!

Tiago Borges
é Secretário
Geral da RCC
Pontes e Lacerda
A confiança no Senhor é a base de nossa missão. Ele é o refúgio. É o Senhor o nosso Sustento. Confiar que Deus está a frente de nossas vidas é um passo que todos nós devemos dar, porém esta atitude de dependência não é fácil de vivê-la. Preferimos outras seguranças, que na verdade nos enganam. Confiamos nos outros, no dinheiro, na capacidade intelectual, na autoridade que nos foi dada, enfim, depositamos nossa confiança em coisas/ou situações que passam. É uma realidade! Somos seres humanos materialistas que precisam ver e tocar para confiar. Somos semelhante a um famoso apóstolo pela sua incredulidade: Tomé!

Amados, temos vivido situações que nos fazem perceber esta realidade descrita acima. A alguns dias vivi uma experiência de estar envolvido num acidente. Eu estava indo trabalhar de motocicleta pela manhã e derrepente quatro cães atravessaram na minha frente sem dar tempo para que eu pudesse parar. Sofri algumas escoriações pelo corpo, nos meus joelhos e braços. Algumas pessoas auxiliaram-me levando-me ao hospital. Graças a Deus nada grave!
Sempre que acontece algum imprevisto comigo, logo pergunto ao Senhor o motivo disto ter ocorrido. Desta vez não foi diferente. Porém não obtive respostas. Na mesma semana fui adorar ao Senhor. Ao entrar na Igreja, como de costume, fui ajoelhar-me para orar. Porém, havia me esquecido que meus joelhos estavam machucados. Não consegui ajoelhar. E imediatamente a Voz do Senhor ecoou em mim: “Tiago, eu não te quero de joelhos, eu te quero prostrado aos meus pés, não quero a metade, eu quero tudo, total dependência de Mim, total confiança em Mim”. Logo compreendi o motivo do meu acidente, e o que o Senhor queria com tudo aquilo. Em obediência a Palavra do Senhor, me prostrei aos pés dele, e tive uma experiência poderosa da presença de Jesus em minha vida. Para completar o Senhor deu-me uma Palavra, Jeremias 17, 5-18, que diz: “Maldito o homem que confia em outro homem (...). Bendito o homem que deposita sua confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”. Oremos com esta palavra, irmãos.

Meus queridos, estou partilhando este episódio porque diante disto não temos dúvida de que o Senhor deseja isto de nós. Quando o Maykon Bruno, por resolução vossa, me chamou a estar junto com vocês na missão do próximo encontro estadual, me perguntava o porquê deste chamado. Hoje não tenho mais dúvida de que o Senhor quer que eu aprenda, juntamente com vocês, a confiar somente Nele. Não é este o tema do encontro?! E mais: esta exortação não se refere somente aquilo que está fora de nós (dinheiro, bens materiais, pessoas,etc) , mas também devemos parar de confiar em nós mesmos. Este é o problema. Estamos confiando em nossas capacidades, em nossas forças, naquilo que aprendemos, estamos cheios de nós mesmos, enquanto que devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo. Nossos Grupos de Oração precisam ser conduzidos pelo Espírito Santo e não por nós. É pelo Espírito que as conversões acontecerão, que haverá efusão, não há outro modo de atingir os corações! Não será pela força, nem pela violência, não! Mas pelo amor. Na total confiança no Senhor.

Em quem temos colocado a nossa fé? Onde temos depositado nossa confiança?! Cabe a nós orarmos para responder estas questões. Nós Ministério Universidades Renovadas de Mato Grosso vamos ser testados quanto a isso, pois não há outra forma de aprender a não ser na prática. Seremos colocados a prova quanto a nossa confiança no Senhor. Estejamos prontos a entregar nossa vida à Ele. Não de joelhos, mas prostrados aos pés do Senhor!

Tiago Borges
Ex-Coordenador Diocesano Ministério Jovem
Diocese de Cáceres
Atual Secretário Geral da RCC Pontes e Lacerda/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário