terça-feira, 21 de junho de 2011

Em defesa da vida do "português"

Antes de mais nada caro leitor, gostaria de esclarecer que o texto abaixo nada ter a ver com a pessoa em si.
Quero que saibam que não sou um perseguidor, um caluniador da pessoa em questão. O que não acho certo, e entendo que é meu dever informar que o termo utilizado por nossa chefe de estado, para se apresentar é errado. Curiosamente ela insiste em usá-lo, defendê-lo e justificá-lo. Talvez seja um direito dela, mas não vejo desta forma. Outra observação válida, é que curiosamente o MEC - Ministério da Educação lançou vários livros didáticos, com inúmeros erros de cálculos matemáticos e bárbaros erros gramaticais, e ortográficos. Vivendo em um mundo capitalista, e em um mercado de trabalho cada mais competitivo, que a cada dia exige mais de seus colaboradores, tenho convicção de que será bem dificil uma pessoa que diga "nós pega o peixe" (e esse é um dos erros mínimos dos livros lançados pelo MEC), conseguir um emprego decente e digno neste país, em nosso mundo, no mínimo, o companheiro será chacoteado, humilhado, podendo a situação se agravar, como ele não conseguir emprego, e entrando numa profunda depressão.

Texto de Hélio Fontes
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz a estudante, e não "estudanta"; se diz a adolescente, e não "adolescenta"; se diz a paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo para provar o erro da Presidente seria:
"A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizantas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.
Assim ela pareceria mais inteligenta e menos jumenta."

Comente, expresse a sua opinião a respeito, a minha eu já expressei.
Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário